TESTADO & Aprovado... Óleo de Côco

O óleo de côco está muito na moda e são inúmeros os seus benefícios alimentares, mas também de beleza e cosmética. É certo que o produto que vêem abaixo na foto é da secção alimentar, 100% óleo de côco, comprado num supermercado indiano lisboeta, pela minha cunhada, mas o que algumas pessoas não sabem é que o mesmo pode ser utilizado também a nível de pele e cabelo.
A embalagem traz 500ml de produto e custou apenas 4,25€... bem longe dos preços altíssimos do Continente e do Celeiro, onde metade e menos da quantidade deste que vos mostro, custa quase ou mesmo o dobro do preço. Com certeza que as marcas diferem, e um ou outro poderão ser mais naturais que o anterior, mas sendo à primeira vista muito semelhantes nas suas características e benefícios, claro que optarei sempre por este exemplar mais barato e em maior quantidade.


A embalagem vem selada com uma película que faz lembrar a de alguns cremes, ou ainda a título mais exemplificativo a dos molhos de cozinha. Vem bem protegido o produto no interior e após retirarmos esta protecção que nos dá a garantia de que o produto está intacto, é só mantê-lo num local fresco, seco e longe do sol.


Logo no próprio dia em que o recebi tive de testar a sua eficácia, pois há já muito tempo que ouvia falar dos seus benefícios. A nível alimentar é uma forma de usarmos gordura na confecção dos alimentos, mas de forma mais saudável. E a introdução deste novo produto na alimentação, dizem os estudos, parece ter efeitos positivos no sistema imunitário ao ser anti-viral, anti-fúngico e anti-baceriano. É um forte aliado também na saúde cardiovascular, se for óleo de côco virgem, combatendo o mau colesterol e prevenindo ataques cardíacos.
Dizem ser um poderoso lutador contra infecções na pele, que ajuda à cicatrização de feridas, previne estrias, hidrata a pele e mantém o cabelo saudável.

De todos estes aspectos que vos falei, apenas e só poderei comprovar o excelente hidratante de pele que o óleo de côco é, bem como a sua facilidade em diminuir e acalmar irritações na pele. Ainda terei de testar a sua eficácia no cabelo (que pelo que me dizem se torna mais suave as pontas têm menos tendência para encrespar e ficaram espigadas) e também na culinária, embora saiba que neste último caso é uma questão mais complexa e a longo prazo.

O óleo de côco tem uma textura rija e irregular que faz lembrar a cera de uma vela ou mesmo a parafina que se usa para a fazer. É irregular, desfaz-se e parece meio granulada. Na embalagem podemos ler que este óleo derrete quando atinge a temperatura de 18º e deve ser mantido longe do sol, para manter as suas propriedades.


A melhor forma de usarem este produto é retirar um pedaço da embalagem e esfregá-lo na palma da mão, onde aquece com mais facilidade e se transforma com maior rapidez em óleo. Depois de diluído é só aplicarem directamente na pele, onde verão resultados imediatos, e poderão comprovar a sua verdadeira e alta eficácia.


Para mim o Inverno é sinónimo de preguicite no que toca à hidratação da pele do corpo, embora saiba quão necessária ela é, e como eu olho e vejo a pele danificada e a gritar por cuidados.
Apliquei pela primeira vez o óleo nas pernas, a minha área mais problemática e onde muitas vezes, confesso, a pele chega mesmo a escamar por falta de hidratação. A sua aplicação foi fácil, de rápida absorção e a pele não ficou muito gordurosa. O cheiro poderia ser mais aprazível é verdade, mas a maciez que proporcionou à pele, a hidratação das camadas mais profundas, que se notaram mesmo após dois dias sem nenhuma reaplicação, é mesmo extraordinário.


A pele fica hidratada em profundidade, fica suave e cuidada, e a secura tende a desaparecer. Fiquei fã com certeza, e logo nos primórdios. Este óleo sem dúvida que me conquistou e é uma mais valia.
Uma pequena noz de produto, depois de aquecido e transformado em óleo, chegará para hidratarem ambas as pernas, pelo que prevejo que esta embalagem durará bastante tempo. Uma pequena porção faz mesmo a diferença e é rentabilizada ao máximo. Não se trata de poupar produto, trata-se de o usar na quantidade certa, gozando de todos os benefícios que ela nos pode proporcionar.


Procurem este produto, não digo a marca em concreto, mas sim o tipo de produto, e comprovem o que falo. O óleo de côco dá realmente vida e jovialidade à nossa pele, e é com o passar dos dias que percebemos que ele actua em profundidade e não apenas à superfície, pois caso contrário haveria necessidade de o aplicar um sem número de vezes até a pele parecer de novo saudável (a minha pele nas pernas por exemplo, está claro, maltratada no Inverno, esquecida e ignorada debaixo das camadas de roupa).

Adorei e faço tenção de comprar e voltar a comprar.

Comentários

  1. Tal como tu, tb tenho ouvido falar imenso no óleo de côco e nos seus benefícios, mas acabei por ainda não comprar. A minha mãe diz que a minha tia o usava sempre como after sun, na pele e cabelos. Tb ja ouvi que é um óptimo desmaquilhante :) Beijos****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha cunhada por acaso quando me deu o óleo de côco mencionou que já o havia usado para desmaquilhar os olhos. Retirou mt bem a máscara e ainda hidratou a pele :) também me parece que vá ser 1 óptimo after sun. Beijinhos *

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares