AUXILIARES de maquilhagem - Base

Podemos até saltar a fase do primer, mas qualquer maquilhagem que se preze (na minha modesta opinião) passa sempre por uma base. Pode ter maior ou menor cobertura, pode ser mais ou menos evidente, mas é sempre importante que façamos a preparação da pele com uma base antes de avançarmos para a maquilhagem de lábios, cara e olhos. É a base que deixará a nossa pele e tez mais uniforme, mas luminosa, menos irregular e mais perfeita.
Por isso mesmo, e porque tudo gira à volta da base, um dos produtos indispensáveis para qualquer maquilhagem, achei por bem falar-vos das diferentes e variadas ferramentas e auxiliares que podemos utilizar para a aplicar.


De momento estou na fase esponja. Não por ter a Beauty Blender original e ter descoberto as maravilhas da sua aplicação, porque já antes descobri numa loja chinesa uma versão dupe bem satisfatória a todos os níveis (review de comparação aqui), mas porque me habituei à sua simplicidade. Permite que apliquemos qualquer tipo de base líquida, em creme e em pó, de forma fácil e rápida. Os resultados são excelentes, as suaves batidinhas que damos na pele conferem ao look final um aspecto muito natural e confortável, é fácil de lavar quando temos os produtos certos, é em suma e de momento tudo de bom para mim.


Antes desta fase andei numa de preguicite aguda e aplicava a base directamente com os dedos. Claro que a base da Cien revelou-se extraordinária para esse meu momento de preguiça e cansaço extremo (review aqui). Fácil de aplicar com qualquer ferramenta, cobertura média, ideal para este tempo intermédio, é perfeita para quando queremos parecer leves e frescas, quase sem maquilhagem e sem dúvida apresentáveis. Todos conhecemos a técnica de aplicar a base com os dedos né?! Finge-se que é um creme, espalha-se bem para ficar uniforme e voilá, estamos prontas para o próximo passo. Não há nada que enganar porque foi mesmo a despachar :)

Nos primórdios de começar a aplicar maquilhagem, ainda na adolescência, era mesmo com os dedos que todos aplicávamos a base. Mas isso foi só até descobrir a maravilha que são e fazem os pincéis. Hão-de ser sempre os meus salvadores em qualquer circunstância. Mais pressa, menos pressa, mais ou menos maquilhagem disponível, em casa ou fora... o pincel nunca pode faltar. É o meu socorro :) 
Existem de vários tamanhos e formatos, e na minha colecção os pincéis têm sempre um lugar especial. Há sempre espaço para mais um a sério.


Gosto especialmente dos pincéis de topo recto para aplicar base. Pequenas batidinhas, movimentos circulares... uma pele pronta para arrasar. Os pincéis são facilmente controláveis e fica ao critério e gosto de cada um a construção da base. Se usarem um com cerdas mais macias, é bem diferente de usarem um rígido que vos vai roubar ligeiramente mais cobertura. Tenho vários de topo recto, mas o meu preferido é o 101 da Argent Makeup (review aqui), com a sua densidade perfeita e a aplicação sem falhas. Claro que depois é um pincel mais difícil de lavar, mas vale toda a pena. 

A juntar a este tenho os da Essence, não só de topo recto mas também arredondado. O seu comprimento é o ideal e as suas cerdas são sempre super macias e suaves para com o rosto. A tez fica uniforme a não há cá lugar a sensibilidades.  Uma colecção que me encantou foi a Make Me Pretty (post aqui), que tive a sorte de encontrar. Nesta colecção uso o pincel de blush (rosa listado) e de bronzer (verde água) para aplicar base. Acho que a marca quando lança pincéis é sempre uma aposta ganha. Tenho vários de rosto e de olhos e não há um que não goste. A relação preço/ qualidade é por isso estupenda.



Uma novidade é o da Kiko, oferecido pela minha querida A. (post aqui). O 3 in 1 Kabuki Brush é um pincel multifunções, dando para aplicar base, bronzer e iluminador. Tem sem dúvida um formato diferente do normal para aplicar base, mas nem por isso deixa de ser excelente naquilo que faz. O seu formato estreito mas largo faz com que não sejam necessárias tantas passagens pelo rosto. A base desliza de forma fácil e rápida, e o acabamento que deixa na pele é muito bom.

A estreia de outro auxiliar passa pela Primark. Depois de quase toda a blogosfera se ter rendido aos encantos das escovas de maquilhagem, a lembrar as escovas de cabelo dos bebés, foi a minha vez de testar tal ferramenta. É a primeira e única que tenho do género, pelo que não há termo de comparação, mas posso dizer-vos que gostei bastante da aplicação e do resultado. As suas cerdas são extremamente densas e compactas, mas ao mesmo tempo suaves e delicadas. Não absorve praticamente a base, evitando o desperdício, e o seu tamanho grande também nos permite uma aplicação rápida e eficaz.
O seu cabo estreito parece (e é) frágil para o tamanho da escova, mas creio que nas outras variantes isso já não acontecerá porque há um maior equilíbrio de proporção.



Parece que com todas as ferramentas que vos apresentei, só fica a faltar a esponjinha de silicone que tanto se tem falado. Já vi por exemplo na Primor e na Maquillalia duas ou três versões, bem baratas e em promoção, mas ainda estou a resistir porque creio que não me vão convencer... a ver vamos :)

Até ao próximo post *

Comentários

  1. A esponja de silicone tb não me suscita grande interesse, tal como as escovas que falas no post...não sei porquê, mas apesar de todos dizerem que são muito macias, parecem sempre que me vão arranhar a cara e arrastar a base...enfim, manias lol :p
    Eu adoro pincéis, apesar de ter algumas esponjas, continuo muito fiel aos pincéis para aplicar e esbater a base e ando sempre atenta para ver qual será o próximo a vir morar cá para casa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo a acumular pincéis hahaha (terei 3 novos da Kiko com aquela promoção fantástica que fizeram no fim-de-semana que passou),mas ainda estou na fase da esponja. Gosto daquela sensação da esponja húmida no rosto, as pequenas batidas que damos para uniformizar a tez... enfim, fases hehe. Beijokas grandes e obrigada por continuares por aqui *

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares