RECEITA Torta de Laranja

Bom dia :) Nada como iniciar o dia com uma receita deliciosa para saborear a seguir ao almoço com um cafézinho, ou então aguardar até ao lanche e desfrutar desta maravilha.

Hoje venho então apresentar-vos uma receita da Sidul, a da torta de laranja. Já anteriormente tinha tentado fazer uma torta, mas não sei se foi pela receita ou pela falta de jeito ou utensílios apropriados, quando a tentei enrolar rachou em algumas partes e partiu noutras tantas. Ficou saborosa é certo, mas não apresentável :/ Desisti durante tempos e tempos de fazer tortas e agora retomei a prática. Arrisquei e desta vez correu bem :) Ficou linda e ainda mais saborosa.

Ingredientes:
375g de Açúcar Fino
2 c. (sopa) de farinha
6 ovos
1 c. (chá) de fermento
3 laranjas (raspa e sumo)
Açúcar em pó q.b. (não usei)


Confecção:
Misture todos os ingredientes secos (açúcar, farinha e fermento). 
À parte retire a raspa e o sumo das três laranjas e adicione os ovos, misturando bem.


Junte ambos os preparados e envolva bem até obter uma mistura homogénea.
Verta o preparado para um tabuleiro que possa ir ao forno, devidamente forrado com papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, por 30mn.
Retire do forno o tabuleiro e desenforme para cima de uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar fino. Retire o papel vegetal que foi ao forno e cobre a massa.

Como podem ver nas imagens abaixo, usei dois tabuleiros menores, pois não tenho nenhum da medida certa para fazer uma única torta.




De seguida enrole em forma de torta com a ajuda do próprio papel vegetal, e polvilhe com açúcar em pó se desejar. No meu caso polvilhei um pouco mais com açúcar fino porque gosto mais da sua textura.


E voilá :) duas tortas lindas, fáceis e rápidas de fazer e super super saborosas. Ainda para mais quando os ovos e as laranjas são da terra e não de compra *.*


Bom apetite e até breve.

Comentários

  1. Joana Silva boa tarde,

    Estava a ver receitas da Sidul (que compro o mascavado) e resolvi ir à página de fãs . Chamou-me a atenção a sua referencia a uma torta e como tinha o link resolvi entrar e deparei-me com o problema que eu tenho, minha mãe fazia tortas e ficavam lindas, só que ela fazia o que a menina fez mas num pano, está a ver um pano de cozinha de preferência branco mas se não tiver qualquer um serve, o truque, dizia minha mãe é fazer tudo super rápido, para ao enrolar a torta ainda estar quente e não partir, deixa arrefecer dentro do pano e depois passa para um prato de tortas. Fica a dica para o caso de querer usar. Vou copiar sua torta, já experimentou com uma base da massa do pão de ló e rechear com o doce que tiver (de tomate ... morango ... pêssego). Agora a falar consigo voltei ao meu tempo de menina. Ainda dizem que a net faz mal!!
    Há forma de seguir seu blogue?
    Eu já tive deixei de ter mas estou no face (Júlia Albuquerque Vieira)
    Beijos lisboetas da

    Júlia A. Vieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Júlia :)

      Eu a primeira vez que fiz torta também usei um pano de cozinha húmido, polvilhado com açúcar como mandava a receita. Mas acho que este método de fazer com o papel vegetal torna mais fácil o processo pois o papel obrigada a torta a deslizar e não corremos o risco de ela agarrar, como me aconteceu com o pano. Sim o truque é mesmo sermos rápidas e enrolar a torta ainda quente... mas com o papel tudo se desenrola muito rápido e não senti a necessidade de a deixar arrefecer embrulhada.

      Nunca experimentei com base de pão de ló, mas obrigada pela dica, com certeza será uma estreia em breve :)

      Eu tenho página no face, pode seguir por lá também, ou aqui na subscrição através do gmail.

      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares