RECEITA Pudim de Ovos

Hoje a receita que vos trago é rápida de se fazer e ainda mais rápida de se comer :)
Todos já ouviram falar, provaram ou quem sabe até tentaram e conseguiram fazer o famoso e tradicional pudim de ovos. O caseiro, não o de compra em saquetas. A receita que de seguida vos apresentarei é a da minha mãe, que com certeza aprendeu com a sua mãe, que aprendeu com a mãe dela... É uma receita que passa de geração em geração, mantendo a sua simplicidade e sabor rico.


Ingredientes:
(a medida de copo que usei é a dos tradicionais copos altos de sumo e/ou cerveja)

1 1/2 copos de Açúcar
1 1/2 copos de Leite
1 1/2 copos de Ovos (6 XL ou 8 L)
Caramelo Líquido q.b.

Confecção:
Comece por caramelizar a forma escolhida para o pudim, pode ser a estriada como vêem na foto abaixo, ou a lisa que parece a tradicional forma de bolo com buraco no meio. Eu tenho a forma estriada e caramelizei-a com caramelo líquido por ser mais prático, seguro e rápido. Se optarem pelo método tradicional, coloquem aproximadamente 10 colheres de sopa de açúcar na forma e levem-na ao lume para derreter e formar a calda de caramelo. 
Untam toda a forma, na base, laterais e cone central e reservam.

Forma depois de desenformado o pudim.

À parte batem muito bem o açúcar com os ovos (como só tinha ovos de classe M, 1 1/2 copos deu 9 ovos), até obterem um preparado homogéneo e esbranquiçado. De seguida juntem o leite e voltem a bater a massa.
Vertem o preparado para a forma e tapam.


O forma fechada do pudim será de seguida colocada na panela de pressão, envolta em aproximadamente dois dedos de água e bastante vinagre para não oxidar. Levam a panela em lume médio e depois de levantar fervura e o pipo começar a expelir vapor, contam entre 15 a 20 minutos e desligam.
Deixam a panela esvaziar a pressão naturalmente e só depois a abrem e verificam se o pudim está cozido, através da técnica do palito (se sair seco está cozido).


Eu deixei o pudim arrefecer por completo dentro da forma à temperatura ambiente e coloquei-o posteriormente no frigorífico de um dia para o outro. Fi-lo à tarde e só na manhã seguinte o desenformei.
Desenformem o pudim num prato com alguma altura para que a calda de caramelo não verta.


É um pudim muito fácil de se fazer e económico. A sua textura é cremosa e o seu sabor divinal. 


É um pudim caseiro de comer e chorar por mais, onde cada colherada derrete na boca e deixa sempre a vontade de repetir.
Experimentem e apreciem :)

Comentários

  1. Tb costumo fazer este pudim tal como tu, a única diferença é que so deixo ferver 12 minutos para não ficar mt rijo. Mas é uma delícia ;) ****

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares