RECEITA Tarte Húmida de Chocolate

Eu sigo assiduamente o blog de culinária Cinco Quartos de Laranja e não é a primeira vez que reproduzo uma receita lá publicada. É um blog fantástico, com receitas lindas e saborosas, com diferentes graus de dificuldade na execução de cada uma, mas sempre acessíveis e acima de tudo bem orientadas para o público em geral. 
Hoje é dia de vos mostrar a Tarte Húmida de Chocolate... ou mais precisamente, o que restou dela :) Não tive oportunidade de fotografar o processo de elaboração da receita, nem tão pouco a tarte inteira e apresentável, e então o que tenho para vos mostrar é apenas e só o resultado final. Sobraram apenas duas fatias desta tarte deliciosa, que entretanto também se evaporaram.


Ingredientes:
Base
80g de Manteiga sem sal (usei margarina)
60g de Chocolate
225g de Bolachas Digestivas
Manteiga para untar q.b.

Recheio
180g de Manteiga sem sal
180g de Chocolate partido em pedaços
4 Ovos médios
180g de Açúcar amarelo
180ml de Natas
Açúcar em pó para polvilhar
Framboesas, morangos e mirtilos para servir

Como a decisão de fazer esta receita foi repentina e de impulso, usei os ingredientes que tinha em casa, substituindo por exemplo a manteiga sem sal por margarina e tornando facultativo o uso do açúcar em pó e dos frutos vermelhos decorativos. Tudo o resto foi utilizado de acordo com as indicações da receita fornecidos no blog.


Confecção:
1 - Comece por preparar a base da tarte. 
Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Junte depois a este preparado as bolachas digestivas trituradas e misture bem. Unte com manteiga uma forma com 24cm de fundo amovível, verta a mistura anterior e pressione com os dedos de modo a formar uma base compacta.
Como podem ver nas fotos abaixo, estendi a mistura de chocolate, manteiga e bolachas digestivas pela base da forma e ligeiramente nas laterais, de forma a criar uma base mais composta e sustentável.
Leve ao frigorífico por 30mn.


Depois de deixar passar o tempo recomendado para que a base se fortaleça no frigorífico, pré-aqueça o forno a 180º e inicie a preparação do recheio.

2 - Para o recheio comece por derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria, e depois de derretido reserve.
Bata à parte os ovos com o açúcar e as natas. Junte depois o preparado anterior de chocolate e manteiga e envolva muito bem.

Retire a base do frigorífico e verta o recheio para o interior da forma. Leve ao forno por aproximadamente 45mn, ou até fazer o teste do palito e verificar que a tarte está cozida. No meu forno a tarte levou um pouco mais de tempo a ficar pronta, mas ficou perfeita.


A tarte do seu interior fica bastante húmida e, apesar de parecer consistente e não verter quando cortamos uma fatia, a sua textura assemelha-se a uma mousse bem arejada. É deliciosa e viciante.
Apesar de transpirar chocolate por todos os poros, a tarte não é minimamente enjoativa. É doce q.b. e óptima para amantes de chocolate.


Sobraram somente duas fatias... mas também não foi por muito tempo. 
A minha reprodução não teve os detalhes de requinte e beleza da autora do blog Cinco Quartos de Laranja, mas creio que em termos de sabor há-de ter ficado equiparada. É sem dúvida uma sobremesa a repetir e repetir e repetir.

Comi-a assim simples e também acompanhada por uma bola de gelado de morango... o resultado é sempre o mesmo, um deleite de repasto :)

Bom apetite.

Comentários

  1. Isso é um pedaço de mau caminho.... Parece deliciosa... ;) Beijocas ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma tentação, e evapora-se hehe. Já que não se consegue comer com moderação, o melhor é mesmo só fazer a tarte de vez em quando :D

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares