REVIEW Chocolate Bar - Original vs Réplica

Hoje venho mostrar-vos a comparação entre duas Chocolate Bar da Too Faced. Uma é obviamente original e outra uma réplica, que comprei na Perlimpimpim. Não é a primeira vez que lhe compro maquilhagem e sempre fiquei satisfeita. Os preços são bastante competitivos, a menina é muito simpática e tem muita variedade de produtos. Já lhe comprei pincéis de maquilhagem da marca Six Plus, inspirados na marca Sigma. Comprei-lhe também as paletas Nude Tude, Naked 3 e por último a Chocolate Bar.
Os preços apresentados já incluem portes de envio e o produto é enviado directamente para a nossa morada, demorando em média cerca de dois meses a chegar. Vêm sempre muito bem embalados e protegidos, e até agora nada que lhe tivesse comprado ficou retido na alfândega ou se extraviou.


Vamos então começar por analisá-las em pormenor, primeiramente em aspectos visuais :) A versão original da Chocolate Bar foi-me cedida gentilmente pela minha grande amiga A. Obrigada :* a réplica é minha. É certo que em termos de grossura elas são logo distintas, porque creio que a original já faz parte da segunda versão que a marca fez, tornando-a mais fina e compacta em termos de embalagem. A embalagem cartonada é bastante idêntica, diferindo apenas do tom de castanho escuro onde vemos a marca e o nome da paleta. A réplica tem uma tonalidade mais escura, quase chocolate negro ou de culinária e a original parece chocolate de leite :)


Nas laterais a réplica é lisa, mas a original apresenta o nome das sombras e depois os ingredientes utilizados para as fabricar.
Na parte de trás ambas são iguais em termos de texto, mas as cores da original são mais vívidas e o padrão envolvente mais definido. No interior de ambas encontramos o folheto com a sugestão de três look's diferentes que podemos fazer com as 14 sombras disponíveis.


Tal como referi anteriormente acerca da diferença entre ambos os castanhos na parte frontal da embalagem de cartão, também na embalagem metálica da embalagem as notamos. A paleta original é de um tom chocolate de leite e a réplica é de um tom de chocolate de culinária. Ambas têm o íman que permite fechar a paleta de modo seguro.


Vamos agora ver as sombras propriamente ditas. São no total 14 sombras em tons neutros e outonais, com excepção da rosinha e da roxa que se distinguem e destoam ligeiramente das demais, mas nem por isso seriam dispensáveis. Ambas as paletas trazem a folha de acetato com o nome das sombras, em ambas igual e no mesmo tom de rosa claro. Quanto ao aroma, a réplica nao tem qualquer espécie de aroma, mas a original cheira a algo doce, embora não consiga identificar propriamente o cheiro a chocolate que diz ter.
Assim a olho nu conseguimos já encontrar algumas diferenças mais notórias, em termos de tonalidade e vivacidade de algumas sombras, que à partida sabemos que aplicadas serão necessariamente diferentes. Além destas diferenças mais evidentes, notamos também que na original, o glitter e o shimmer são mais evidentes, e este brilho salta logo à vista e faz-nos questionar se as paletas serão assim tão parecidas que valha a pena.


Vamos observar as sombras de mais perto e ver então as diferenças visuais que logo se apresentam... ou não. A parte superior daqui em diante, corresponderá sempre à paleta réplica e a inferior à paleta original.
Na original o shimmer é imenso e quatro sombras são ligeiramente mais escuras do que na réplica, e por isso mesmo a sua pigmentação também será superior.


Na segunda metade da Chocolate Bar já notamos diferenças mais consideráveis. A sombra Milk Chocolate na réplica é um castanho clarinho e na original tende a fugir para uma tonalidade mais amarelada. O Triple Fudge é na réplica mais esverdeado e na original um tom mais terreno. Uma ou outra sombra vemos que é mais concentrada na original que na réplica, mas por exemplo a sombra Cherry Cordial é bastante diferente entre em ambas. Na réplica a tonalidade que vemos é um tom de vinho ou bordeaux, e na original é mais cor de tijolo. São pequenas ou grandes diferenças entre algumas sombras assim que olhamos para elas... mas será que nos swatches a diferença será em igual proporção? Ou será que os nossos olhos também nos enganam por vezes?!


As fotos das sombras em maior pormenor e confronto entre elas.


Vamos aos swatches para termos a certeza das verdadeiras diferenças. Quando passei o dedo nas sombras confesso que a original é bem mais agradável ao toque. A sombra é muito macia, baked e pouco ou nada esfarela na sua maioria. A sua pigmentação é boa a nível geral e em algumas sombras verdadeiramente extraordinária. As sombras da réplica são igualmente pigmentadas na sua grande maioria, tendo apenas uma que deixa um pouco a desejar. São macias ao toque também, mas já não têm aquela sensação de seda ou cremosidade, notamos que é pó. Algumas sombras esfarelam e são poeirentas é verdade.



Na primeira fileira de sombras temos Gilded Ganache, White Chocolate, Milk Chocolate, Black Forest Truffle e Triple Fudge. Mais uma vez em cima temos as sombras da réplica e logo abaixo as da original. Nesta primeira fila as sombras são bastante semelhantes e a grande diferença que notamos é mesmo o facto de a White Chocolate esfarelar bastante na réplica, enquanto que na original é super sedosa e pigmentada. Em ambas as paletas por exemplo conseguimos captar o glitter da Gilded Chocolate. Relativamente à última sombra, a Triple Fudge, na original a tonalidade é ligeiramente mais escura quando aplicada.


Na segunda fileira temos as sombras Salted Caramel, Marzipan, Semi-Sweet, Strawberry Bon Bon, Candied Violet e Amaretto. A pigmentação da Salted Caramel da réplica é muito fraca, sem falar na diferença de tom quando comparada com a da original, que tem um tom mais acastanhado e mate. Na réplica a Candied Violet é mais arroxeada que na original, cujo subtom parece assemelhar-se à cor cinza. A Amaretto é na original mais escura que na réplica, com um tom de castanho mais intenso.



Na terceira fileira temos as sombras Hazelnut, Creme Brulee, Haute Chocolate, Cherry Cordial e Champagne Truffle.  Aqui notamos logo que a Hazelnut e Haute Chocolate são bem mais intensas e escuras na original do que na réplica. A Cherry Cordial é, tal como a olho nu, mais avermelhada na réplica e mais acastanhada na original.



São estas as principais diferenças entre ambas as paletas. Tiraram as vossas conclusões e decisões?! Eu também :) Ambas as paletas são muito bonitas sem dúvida e a diferença entre uma ou outra sombra, não me ajuda muito a escolher entre uma ou outra paleta, mas confesso que gosto neste caso mais da réplica com a sua sombra Candied Violet mais roxa e a Cherry Cordial mais cereja :) Mas por exemplo prefiro a Salted Caramel mate da original do que a sumida da réplica. A solução?! Talvez ter as duas?! Por duas sombras ou três apenas?! Acho que não se justifica sinceramente, mas é ao gosto de cada um de vós. Quanto à qualidade, claro que a marca ganha. A réplica é boa não há dúvida, mas a original é excelente no que toca a suavidade e cremosidade das sombras e pigmentação de todas as catorze. O cheiro a mim não me cativa pelo que, colocando as duas na balança, a ter a possibilidade de despender de tanto dinheiro numa paleta, talvez optasse pela original sem sequer pensar em ver uma réplica. Não tendo, é uma óptima opção, mesmo que não seja 100% fiel. Poderão ainda encontrar dupes na Maquillalia, da marca Makeup Revolution ;)

Quanto a maquilhagens... eu experimentei por duas vezes usar em cada olho uma das paleta para ver se efectivamente era perceptível aos demais as diferenças entre ambas. Vamos ver? :)

Nesta primeira maquilhagem usei a sombra Creme Brulee no canto interno e até meio da pálpebra e depois a Gilded Ganache no canto externo e esfumada no côncavo.

À luz natural da manhã.

À luz solar do almoço.

No meu olho esquerdo, vosso lado direito, usei a paleta original e no outro a réplica.
Como é visível, a sombra Creme Brulee é mais intensa e destacada no meu olho esquerdo, com a paleta original. O verde, Gilded Ganache, creio que passaria bem sem diferenças visíveis, mas a Creme Brulee seria logo descoberta porque a diferença entre ambos os olhos é por demais visível e incomodativa digamos.

Vamos ao segundo look onde ambas as paletas se enfrentam mais uma vez. Novamente o olho esquerdo, vosso lado direito, estará pintado com a paleta original e o outro com a réplica. Usei em toda a pálpebra móvel a sombra Marzipan. Esfumei o côncavo e canto externo muito ligeiramente com a Strawberry Bon Bon e por fim apliquei a Candied Violet na linha de pestanas inferiores.




Nesta maquilhagem, a meu ver, é um pouco mais difícil de nos apercebermos das diferenças. A Candied Violet não demonstra diferenças entre o olho esquerdo e o direito, mas as outras duas sombras sim, embora seja de forma muito subtil. A Marzipan na paleta original é mais luminosa e com um tom ligeiramente mais rosado que a da paleta réplica, que quando aplicada na pele fica nude. A Strawberry Bon Bon é bem mais rosada na original do que na réplica e aquando da pintura dos olhos, tive de reforçar um pouco mais a aplicação da réplica pois a cor não fixava e não era tão imediata.

Mais conclusões... Sem dúvida que a paleta original ganha, porque é mais pigmentada, mais sedosa e as cores são mais intensas. Em termos de durabilidade não notei qualquer diferença. Se puderem optem então pela original porque compensa em todos os aspectos, mesmo na questão de duas sombras terem um tom mais bonito na réplica ;)

Até breve :)

Comentários

Mensagens populares