RECEITA Compota de Maçã

Agora que o Outono já chegou e o frio se instala, em alguns dias apenas ainda :), sabe bem ter alguns doces caseiros à disposição para comer com torradas, com pão, com bolachas... uma infinidade de combinações, mas sempre o mesmo sabor e conforto. Nada como fazermos a nossa própria compota, é uma experiência tão gratificante e ao mesmo tempo tão rápida, graças agora ao açúcar para compotas da Sidul. Desde que o descobri que não quero outra coisa. Os doces fazem-se num ápice, ficam deliciosos e com uma consistência óptima e duram bastante tempo... duram se conseguirem resistir.

Já havia experimentado a compota de abóbora e de pêra, e desta vez resolvi fazer de maçã e outra que em breve também sairá no blog. 


Cada embalagem de Açúcar para Compotas da Sidul tem 750g e basta que ajustem o açúcar à fruta para conseguirem a compota perfeita. A própria marca disponibiliza receitas de compotas, pelo que não há nada mais fácil, rápido e prático :) Por menos de 2€ compram o açúcar, outro euro compram a fruta e depois por norma em menos de um quarto de hora conseguem ter a compota pronta. Já não há gasto excessivo de gás, de tempo para controlar a cozedura e o preço do açúcar compensa imenso os outros gastos que têm e o tempo dispendido. O resultado final é óptimo por isso continuem a ler o post e vejam o passo a passo. 


Além das maçãs, do açúcar e do pau de canela, precisam de casca de limão, apenas a parte amarela para não amargar.


Ingredientes:
500g de Açúcar para Compotas
750g de maçãs descascadas à escolha
Casca de um limão
1 pau de canela

Como quis usar o pacote inteiro de açúcar e são 750g ao invés das 500g que a receita original fala, ajustei a quantidade de maçãs e usei 1,125g ao invés das 750g originais.

Confecção:
Numa panela larga coloque o açúcar com a casca de limão e o pau de canela.


Descasque as maçãs e corte-as em pedaços pequenos para que no tempo determinado consigam cozer de forma uniforme.


Coloque as maçãs cortadas na panela e leve ao lume.


Vá mexendo e envolvendo todos os ingredientes e depois deixe ferver por 5 minutos.


Decorridos os 5 minutos, retire o pau de canela e as cascas do limão. Tenha sempre em atenção quantas colocou para que não se esqueça de nenhuma no meio das maçãs :)


Depois é só usar a varinha mágica e triturar todo o preparado, até obter um puré uniforme.


Levamos novamente a panela ao lume, deixamos ferver por mais 5 minutos e está pronto.


Coloquei o preparado num jarro de plástico e depois distribui-o por pequenos frascos já esterilizados.


Depois de cheios viramos os frascos ao contrário e deixamos a compota arrefecer, num local fresco e com pouca claridade.


A compota de maçã fica deliciosa, como puderam ver foi muito rápida e económica de se fazer. É ainda um bom presente para oferecer a alguém por exemplo na época de Natal que se aproxima a passos largos.
Experimentem e bom apetite *

Comentários

  1. Parece deliciosa e ficou com um ar maravilhoso. Já há muito tempo que não faço compota de maçã, no ano passado fiz de abóbora com canela ;) Beijinhos ****

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou suspeita porque adoro compotas e geleias... mas a compota de maçã e a de pêra são realmente fantásticas. Beijinhos **

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares