Bolo Raquel

A receita que hoje vos trago é dos apontamentos da minha mãe, que ela guarda religiosamente num livro de actas transformado e decorado para ser um verdadeiro livro de receitas... Uma das coisas que vieram com o seu enxoval de noiva foram as muitas e saborosas receitas de bolos, bolinhos e tartes. E como é normal passa de mãe para filha, e muitas já eu herdei ao copiar para mim própria :)

O bolo Raquel é uma espécie de pão de ló, mas um pouco mais denso. É muito guloso e faz as delícias de toda a gente por ser tão versátil e se adaptar a qualquer acompanhamento. É o bolo perfeito para o lanche, e mesmo que opte por comer apenas uma fatia de bolo, sem chá, sumo ou outro líquido, verá que é leve e não se sentirá enfartado.

Ingredientes:
7 ovos
2 chávenas de açúcar
1 chávena de leite
1 c. (chá) de fermento
2 chávenas de farinha

Confecção:
Batem-se as gemas com o açúcar muito bem e depois adiciona-se o leite, a farinha e o fermento. Misture tudo com a batedeira até obter um preparado homogéneo. À parte bata as claras em castelo e de seguida envolva-as no preparado anterior. Verta a massa para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 200º por aproximadamente 1h, ou até o bolo estar cozido, fazendo o teste do palito.



Um truque que aprendi e agora faço sempre para não ter surpresas, é depois de untar a forma, forrar o seu fundo com papel vegetal e untar novamente. Desta forma o bolo não ficará agarrado à forma de maneira nenhuma e sai sempre impecável ;)


Usei uma forma de 26cm porque este bolo cresce muito. Poderão também usar uma forma de buraco, que é muito prática e permite um cozimento da massa uniforme e relativamente mais rápido.



Como vêem desaparece rápido :)
Experimentem a receita, sai sempre bem, leva poucos ingredientes, é fácil e rápida de fazer e, mais importante do que tudo, agrada a todos.

Comentários

Mensagens populares